terça-feira, 17 de março de 2009

Projeto Escola Aberta para a Cidadania


Apresentação

Esta é uma iniciativa para modificar o quadro que demonstra o crescimento do número de jovens envolvidos direta ou indiretamente em casos de violência, expostos às mais variadas situações de risco. Está provado que, principalmente, nas comunidades mais carentes, grande parte dos casos ocorrem aos finais de semana, quando os jovens acabam ficando quase sem opções de lazer na comunidade em que vivem. Por isso, trazemos uma alternativa que vai além de abrir portas. Abre horizontes e barra o caminho da violência entre os nossos jovens. E qual é esta alternativa?

Usar os espaços físicos das escolas estaduais nos finais de semana, oferecendo atividades desportivas, artísticas e sócio culturais aos jovens e à comunidade é a proposta que a Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com a Unesco, apresenta para a sociedade gaúcha. É o PROJETO ESCOLA ABERTA PARA A CIDADANIA.

Em 2005, 150 estabelecimentos de ensino da rede pública estadual distribuídos em 84 municípios em todas as regiões do Estado, movimentaram 130 mil pessoas a cada mês. Neste ano, as Escolas Abertas do Estado que totalizam 110 no interior, e 52 na Região Metropolitana, que integram convênio entre MEC, Secretaria Estadual da Educação (SEC) e Unesco, estabelecido em setembro de 2005. Atualmente, 91 municípios gaúchos possuem Escolas Abertas que têm como objetivo principal a inclusão social.

Objetivos

  • Diminuir os índices de violência, principalmente, nas comunidades mais carentes; fortalecer o papel da escola como polo irradiador de cultura;
  • Fortalecer as ações políticas e pedagógicas das escolas e das comunidades envolvidas;
  • Aproximar escola e comunidade;
  • Provocar mudanças nas relações da escola com a sociedade;
  • Envolver os jovens na elaboração e na execução do projeto preparando-os para um melhor exercício da cidadania.

Composição do Projeto

Na Secretaria de Educação:

  • Uma equipe executora central

  • Grupo de apoio técnico formado por: consultores nas áreas de mobilização social, desportos, artes e música, além das assessorias jurídica, financeira, de comunicação social e dos auxiliares administrativos;

Nas CREs envolvidas:

  • Um coordenador para o projeto designado pelo Coordenador da CRE;

Nas escolas:

  • A direção;

  • Um monitor representante da comunidade ou da escola;

  • Um grupo de trabalho coordenado pelo monitor;

  • Monitores de oficinas;

Como participar

  • Entrando em contato com a Coordenadoria Regional local ou diretamente na escola realizadora do Projeto como oficineiro, participando das atividades ou apresentando idéias.
Visite o site: Escola Aberta para a Cidadania - RS